"É a imagem na mente que nos une aos tesouros perdidos, mas é a perda que dá forma à imagem." Colette

quinta-feira, março 02, 2006

Pra começar II


The light of the body is the eye.
If, therefore, thine eye be clear,
thy whole body shall be full of light.
But if thine eye be evil,
thy whole body shall be full of darkness.
(Matthew, VI, 22)





Tudo ainda é novidade para mim. Comecei a estudar e praticar Cuidados Paliativos faz bem pouco tempo. Porém, acredito que sempre fui uma paliativista. Talvez porque a minha especialidade cirúrgica aborde tanto as doenças malígnas, ou talvez porque estava escrito mesmo...

Tenho comprado muitos livros na Cultura e Livraria Francesa, todos abordando o tema Morte.

Ontem, ao telefonar para o serviço de atendimento ao cliente da Cultura, notei que a moça que me atendeu ficou desconfortável com a quantidade de livros comprada por mim falando sobre morte, ou sobre o morrer.

Diferentemente aconteceu na Livraria Francesa, onde fui pessoalmente buscar um dos livros de Philippe Ariès (L´homme devant la mort) e o original de Marie de Hennezel (La mort intime). Um dos vendedores, um rapaz jovem, conhecia tudo, simplesmente tudo sobre o tema. Havia estudado na época que seu pai teve câncer e, já num momento mais avançado, foi cuidado por paliativistas.

Conhecer este vendedor me deu um alívio muito grande, porque algumas pessoas já estão sabendo sobre cuidados paliativos. Muito engraçado, pois a grande maioria dos médicos não sabe nada a respeito, ou desdenha do nosso trabalho.

(imagem do filme Faraway, so close - Wim Wenders)

Sem comentários:

Powered By Blogger

Arquivo do blogue